A osteoporose é uma doença óssea metabólica em que ocorre uma redução da quantidade de osso (massa óssea) e deterioração da sua qualidade, resultantes da carência de cálcio nos ossos. Estes ficam cada vez mais porosos e por isso muito frágeis, sendo as fraturas a complicação mais frequente e grave da osteoporose. Quanto maior for o pico de massa óssea, isto é, quanto mais osso tivermos acumulado até aos 25-30 anos, menor será a probabilidade de desenvolvermos osteoporose durante o normal envelhecimento.
O aumento progressivo da esperança de vida conquistado nas últimas décadas tem vindo a revelar algumas patologias que atingem preferencialmente grupos etários mais avançados e comprometem significativamente a sua qualidade de vida.
Paralelamente, a industrialização das sociedades ocidentais significou, para grande parte da população, uma redução acentuada na atividade física e a aquisição de padrões alimentares pouco saudáveis. A osteoporose é uma das patologias que ganhou proeminência no final do século XX e constitui um grave problema de saúde pública em todo o mundo, com tendência a aumentar, em virtude do envelhecimento da população. Daí que uma rede internacional de organizações de profissionais de saúde e pacientes, tenha declarado esta a "Década do Osso e da Articulação (2010/2020)”, que conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Manifesta-se preferencialmente em mulheres após a menopausa, mas não exclui homens ou mulheres mais jovens.
Sintomas
A osteoporose é considerada uma doença assintomática, o que significa que, por si só, não causa sintomas.
A perda de massa óssea vai aumentando de forma gradual, sem sintomas, sendo que muitas vezes o diagnóstico só acontece após a ocorrência da primeira fratura osteoporótica. Nesta fase, o osso já terá sofrido uma grande deterioração e a doença poderá encontrar-se num estado bastante avançado.
Apesar de silenciosa na sua fase inicial, uma vez estabelecida a osteoporose causa dor intensa, sofrimento e incapacidade. Para além destas consequências, a osteoporose pode ainda originar perda de altura e deformações da coluna.
A prevenção e deteção precoce são fundamentais. Por essa razão, é essencial consultar regularmente o seu profissional de saúde.
Voltar ao Topo