OBESIDADE
A obesidade é uma acumulação anormal ou excessiva de gordura no tecido adiposo, ao ponto de prejudicar a saúde. Está intimamente associada a outras doenças, como a doença cardiovascular (a principal causa de morte no mundo), a diabetes, as doenças osteoarticulares e alguns tipos de cancro (útero, mama e intestino). A obesidade infantil é hoje em dia um problema de saúde pública alarmante.
OSSOS
Os ossos humanos crescem até aos 20 anos. A partir dessa idade o tamanho permanece estável, mas aumenta a densidade até aos 25-30 anos. É a partir dessa idade que a massa óssea começa a perder-se progressivamente. Para que os ossos tenham uma boa estrutura, é preciso fornecer ao organismo doses adequadas de cálcio, ao longo de toda a vida. O cálcio é essencial para a manutenção de ossos normais. O leite e os seus derivados são, sem dúvida, as nossas maiores e melhores fontes de cálcio. Para além de serem os alimentos mais ricos em cálcio, o cálcio do leite é também mais facilmente absorvido pelo nosso organismo do que o cálcio de outros alimentos. Para além do cálcio, as proteínas e o fósforo também contribuem para a manutenção de ossos normais.
OSTEOPOROSE
A osteoporose é uma doença óssea metabólica em que ocorre uma redução da quantidade de osso (massa óssea) e deterioração da sua qualidade, resultantes da carência de cálcio nos ossos. Estes ficam cada vez mais porosos e por isso muito frágeis, sendo as fraturas a complicação mais frequente e grave da osteoporose. Quanto maior for o pico de massa óssea, isto é, quanto mais osso tivermos acumulado até aos 25-30 anos, menor será a probabilidade de desenvolvermos osteoporose durante o normal envelhecimento.
Voltar ao Topo