MACRONUTRIENTES
Nutrientes necessários em grande quantidade – água, proteínas, lípidos, hidratos de carbono e fibras.
MANTEIGA
A manteiga é feita a partir da gordura do leite, por isso é maioritariamente constituída por lípidos, mas também é naturalmente rica em vitamina A e fonte natural de vitamina E. Os restantes macronutrientes representam menos de 1% (proteínas e hidratos de carbono) do total.
MASSA ÓSSEA
Durante a idade adulta atinge-se o pico de massa óssea (por volta dos 30 anos), no entanto é necessário continuar a suprir as necessidades em cálcio, de forma a manter o equilíbrio que se atingiu e ainda para evitar as perdas de massa óssea que ocorrem durante a vida.
MICRONUTRIENTES
Nutrientes necessários em pequenas quantidades – vitaminas e minerais.
MINERAIS
Os minerais constituem um grupo fundamental de nutrientes que deve estar presente na alimentação diária. Todos eles são essenciais ao funcionamento do nosso organismo e só podemos obtê-los através da alimentação. Os minerais podem ser divididos em dois grupos, consoante o grau de grandeza das nossas necessidades diárias:
• Macrominerais: Cálcio, fósforo, magnésio, enxofre, sódio, cloro e potássio. O nosso organismo necessita destes nutrientes numa quantidade diária superior a 100 mg;
• Microminerais ou oligoelementos: Ferro, iodo, selénio, zinco, cobre, flúor, cobalto, molibdénio. O nosso organismo necessita destes nutrientes numa quantidade diária inferior a 100 mg.
Voltar ao Topo