EQUILÍBRIO E VARIEDADE
O QUE NOS ENSINAM A RODA DOS ALIMENTOS E A RODA DA ALIMENTAÇÃO MEDITERRÂNICA
"O leite é um alimento muito próximo da perfeição".
Hipócrates, pensador grego, considerado o “pai” da Medicina
Um dos fatores essenciais para a nossa saúde é a alimentação. E para um estilo de vida saudável é indispensável a adoção de uma alimentação equilibrada e variada, que contemple boas escolhas alimentares.
É através da alimentação que obtemos nutrientes essenciais ao nosso organismo, fundamentais para uma vida saudável e para um bom desenvolvimento físico e intelectual.
Todos os nutrientes são indispensáveis para o funcionamento, construção e reparação do corpo humano.
Na sociedade atual, caracterizada pela falta de tempo e por uma alimentação pouco variada, verifica-se um maior risco de ocorrência de desequilíbrios nutricionais. O leite é pois um alimento de absoluta importância porque se integra facilmente na rotina diária, adapta-se às necessidades e preferências individuais, e é um alimento versátil do ponto de vista físico-químico.
Os seus inúmeros benefícios fazem do leite um alimento de eleição para integrar a dieta de crianças e adultos de todas as idades.
É importante e aconselhado o seu consumo diário no contexto de uma alimentação saudável e equilibrada, tal como preconiza o guia alimentar português, a Roda dos Alimentos (representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diária).
O número de porções recomendado – de lácteos e dos outros grupos de alimentos – depende das necessidades energéticas individuais. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens ativos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.

Laticínios – 18%
Outro grupo com um grande peso na Roda dos Alimentos é o dos laticínios, que inclui o leite e produtos lácteos (iogurte, queijo e requeijão). Estes alimentos são ricos em proteínas de alto valor biológico (contêm todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas ao organismo) e em vitaminas e minerais como o cálcio e o fósforo.
Saiba mais aqui sobre a importância dos laticínios na nossa alimentação diária.
Carne, pescado e ovos – 5%
Inclui a carne, o pescado (peixe, moluscos, marisco) e os ovos, alimentos que fornecem proteínas de alta qualidade. Também são fornecedores de gordura, vitaminas e minerais como o ferro.
Leguminosas – 4%
Inclui feijão (verde, vermelho, frade), grão, favas, ervilhas, lentilhas, etc. São alimentos fornecedores de uma boa quantidade de proteínas vegetais e hidratos de carbono complexos. Para além disso, são também boas fontes de vitaminas, minerais e fibra.
Gorduras e óleos – 2%
O grupo mais pequeno da Roda dos Alimentos inclui o azeite, a manteiga, a margarina, a banha, óleos de girassol, de milho, etc. São fornecedores exclusivos de lípidos e também transportam as vitaminas A, D, E e K.
A água, não possuindo um grupo próprio na Roda dos Alimentos, está representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia.