As vitaminas são nutrientes essenciais que só conseguimos obter através da alimentação e que têm uma função reguladora, tendo um papel importante em processos decisivos como:
• Crescimento e desenvolvimento
• Utilização da energia proveniente dos alimentos
• Libertação da energia pelos músculos e outros órgãos
• Proteção antioxidante de células e tecidos dos efeitos dos radicais livres
• Produção de enzimas e hormonas
As vitaminas são também classificadas em dois grupos:
Vitaminas lipossolúveis: Estes nutrientes são solúveis em gordura. Frequentemente encontradas nas gorduras dos alimentos, são absorvidas e armazenadas pelo organismo juntamente com a gordura. Por serem armazenadas no organismo, as situações de excesso estão mais favorecidas que as de carência.
Neste grupo incluem-se as vitaminas A, D, E e K.
Vitaminas hidrossolúveis: Estes nutrientes são solúveis em água. Geralmente, estas vitaminas não são armazenadas no organismo em quantidade apreciável, sendo excretadas pela urina. Por tal facto, as situações de carência estão favorecidas.
Neste grupo incluem-se a vitamina C e as vitaminas do complexo B: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina, ácido pantoténico, vitamina B6, biotina, ácido fólico, vitamina B12.
Estes dois grupos são constituídos consoante o meio onde são solúveis, o que determina, de certo modo, as suas fontes alimentares, a sua distribuição corporal, bem como a sua capacidade de armazenamento nos tecidos.
Voltar ao Topo