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ABC da Nutrição
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OS NUTRIENTES SÃO ESSENCIAIS E INDISPENSÁVEIS À VIDA

Os nutrientes são substâncias que os alimentos fornecem ao organismo e são indispensáveis à vida, sendo fundamental garantir a sua ingestão diária nas quantidades adequadas para o seu bom funcionamento.
Dividem-se em 7 tipos: água, proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, sais minerais e fibras.
 
Os nutrientes podem ser classificados em:
Macronutrientes: necessários em grande quantidade – água, proteínas, lípidos, hidratos de carbono e fibras.
Micronutrientes: necessários em pequenas quantidades – vitaminas e minerais.
 
É da composição nutricional dos alimentos que depende também a quantidade de calorias que ingerimos. Ou seja, a quantidade de energia que é fornecida ao nosso organismo.

O valor energético dos alimentos pode ser expresso em quilocalorias (Kcal) ou em quilojoules (kJ).

Cada nutriente fornece uma quantidade específica de energia:

1 g de hidratos de carbono fornece 4 Kcal
1 g de proteínas fornece 4 Kcal
1 g de lípidos fornece 9 Kcal
1 g de fibra fornece 2 kcal

As vitaminas, os minerais e a água não fornecem calorias.
O álcool não é considerado um nutriente, porque não serve para o funcionamento das células, sendo destruído após a sua ingestão. Contudo fornece uma quantidade significativa de calorias (1g de álcool = 7 Kcal).
 
Conheça os principais nutrientes e qual o seu papel na manutenção da nossa saúde clicando nos links acima.

ÁGUA
O nosso organismo é constituído por cerca de 65% de água, da qual ¾ se situa em órgãos como o cérebro, os rins e o fígado. A água é um nutriente que se encontra dentro e fora das células, sendo essencial para qualquer tecido. Podemos sobreviver à carência de qualquer um dos nutrientes durante algum tempo, mas a carência de água é incompatível com a vida ao fim de poucos dias.
A água contribui para a manutenção de funções físicas e cognitivas normais e tem um papel direto na manutenção da regulação normal da temperatura corporal.
O primeiro indício de desidratação é a sede. Por isso, não devemos esperar que a sede se estabeleça, devemos ingerir água regularmente durante o dia.
Recomenda-se o consumo diário de, pelo menos, 2 litros de água de todas as fontes. As melhores fontes de água, para além da água no seu estado natural, são chás ou infusões, leite e sumos. No entanto, a água também está presente noutros alimentos, como por exemplo, fruta, legumes, iogurte.



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