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Artigos Científicos
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LEITE, A NOVA BEBIDA DESPORTIVA? UMA REVISÃO.
Roy BD. Milk: the new sports drink? A Review. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2008;5:15.
Este artigo de revisão discute a utilização de leite como bebida desportiva, especialmente durante a recuperação de desportos de endurance ou treinos de resistência. Aponta o leite como uma bebida de recuperação eficaz após o exercício físico. O leite é uma bebida de elevada densidade nutricional que oferece hidratos de carbono, proteínas e eletrólitos, importantes para a recuperação muscular e reidratação.
https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/1550-2783-5-15
 
BEBER LEITE É UMA EXCELENTE FORMA DE REPOR OS LÍQUIDOS PERDIDOS DURANTE O EXERCÍCIO
Milk as an effective post-exercise rehydration drink.
Shirreffs SM, et al. British Journal of Nutrition (2007), 98, 173–180.
https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/milk-as-an-effective-postexercise-rehydration-drink/B358D6BE20736AF3DA0373D63E72CC65
 
A INGESTÃO DE LEITE APÓS O EXERCÍCIO FÍSICO E A DESIDRATAÇÃO TÉRMICA PERMITE UMA BOA RECUPERAÇÃO DO EQUILÍBRIO DE FLUÍDOS DO CORPO, MELHOR DO QUE AS BEBIDAS DESPORTIVAS COM HIDRATOS DE CARBONO E ELETRÓLITOS E MELHOR DO QUE A ÁGUA.
A metered intake of milk following exercise and thermal dehydration restores whole-body net fluid balance better than a carbohydrate-electrolyte solution or water in healthy young men.
Seery S, Jakeman P. British Journal of Nutrition (2016), 116(6):1013-21.
https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/a-metered-intake-of-milk-following-exercise-and-thermal-dehydration-restores-whole-body-net-fluid-balance-better-than-a-carbohydrateelectrolyte-solution-or-water-in-healthy-young-men/1124729E49B3AC434876B15A9DF7F770
 
 
BEBER LEITE APÓS O EXERCÍCIO PODE AJUDAR A REDUZIR A DEGRADAÇÃO MUSCULAR E A MELHORAR A RECUPERAÇÃO, O QUE PODE AJUDAR A MELHORAR A PERFORMANCE NO PRÓXIMO TREINO.
Improved endurance capacity following chocolate milk consumption compared with 2 commercially available sports drinks.
Thomas K, et al. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism (2009); 34:78-82.
http://www.nrcresearchpress.com/doi/abs/10.1139/H08-137?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&#.W-BJWJP7RTY
 
Chocolate milk: a post-exercise recovery beverage for endurance sports.
Pritchett K e Pritchett R. Med Sport Sci. (2012); 59:127-34.
 
Acute milk-based protein-CHO supplementation attenuates exercise-induced muscle damage.
Cockburn E, et al. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism (2008); 33:775.
http://www.nrcresearchpress.com/doi/abs/10.1139/H08-137?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&#.W-BJWJP7RTY
 
BEBER LEITE COMO BEBIDA DESPORTIVA PODE MELHORAR A CAPACIDADE DE CONSTRUÇÃO DE MÚSCULO E PODE MELHORAR A COMPOSIÇÃO CORPORAL AO LONGO DO TEMPO.
Consumption of fat-free fluid milk after resistance exercise promotes greater lean mass accretion than does consumption of soy or carbohydrate in young, novice, male weightlifters.
Hartman JW, et al. The American Journal of Clinical Nutrition. (2007); 86:373.
https://academic.oup.com/ajcn/article/86/2/373/4633050
 
Body composition and strength changes in women with milk and resistance exercise.
Josse A, et al. Medicine & Science in Sports & Exercise (2010) Jun; 42(6):1122-30.
 
Esta informação reflete alguma da evidência científica disponível sobre o tema “leite e desporto”, cuja associação positiva requer ainda maior investigação.


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