Alternate Text
CNAM
Vida Saudável e Bem Estar Alternate Text Alternate Text
Refeições Alternate Text Alternate Text
Refeições
go back arrow anterior
Sejam quais forem os seus hábitos, o pequeno-almoço é das refeições mais importantes. Ajuda a despertar convenientemente e a proporcionar ao organismo a energia e os nutrientes necessários a um novo dia, seja ele de trabalho ou lazer. Além disso, está cientificamente demonstrado que o pequeno-almoço é importante para a manutenção de um peso saudável.

O pequeno-almoço providencia energia para se manter um bom ritmo de ação ao longo da manhã, proporcionando um bom rendimento físico e intelectual. Um bom pequeno-almoço deverá corresponder a cerca de 20% da energia total do nosso dia.

Não tomar o pequeno-almoço reduz a capacidade de atenção, de aprendizagem e de concentração de trabalho. Em particular, as crianças em jejum ou insuficientemente alimentadas pela manhã mostram-se desatentas, agitadas, sonolentas e fracas evidenciando comportamentos desadequados.

Para um pequeno-almoço é fundamental combinar 3 grupos de alimentos:

  • Lacticínios
  • Fruta
  • Cereais.

Deve-se valorizar a variedade, pois a seleção variada de alimentos estimula o apetite e ajuda a satisfazer as nossas necessidades energéticas e nutricionais. A variedade de alimentos, texturas e cores oferecem-nos uma melhor aceitação das porções que compõem a nossa primeira refeição.
go back arrow Voltar ao Topo