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DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Na hora de planear as suas refeições ou de comer aquele snack a meio do dia, é importante ter em conta alguns princípios para assegurar que as suas escolhas alimentares são mais saudáveis. Siga os conselhos Mimosa e as nossas 10 dicas para uma alimentação saudável.

  • 1 - Coma pequenas porções de alimentos várias vezes ao dia, em intervalos médios de 3 horas (cerca de 5 a 6 refeições diárias). Os intervalos regulares entre as refeições ajudam a manter os níveis de energia.
  • 2 - Um dos cuidados fundamentais a ter para uma alimentação saudável é assegurar que se bebe água todos os dias. O ideal é beber, pelo menos, 1,5 L de água por dia.
  • 3 - Os vegetais e a fruta são alimentos essenciais para uma dieta equilibrada e saudável. Abuse deste tipo de alimentos.
  • 4 - Beba leite e derivados em quantidade suficiente. Os produtos lácteos fornecem nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo.
  • 5 - Coma cereais, massas e pão, especialmente da variedade integral.
  • 6 - As sopas de vegetais são boas aliadas de uma alimentação saudável. Comece as suas refeições com uma boa sopa de vegetais e consuma-as em abundância.
  • 7 - Prefira peixe em vez de carne e privilegie as carnes magras.
  • 8 - Prefira azeite para cozinhar e temperar.
  • 9 -Não exagere no sal.
  • 10 - Para garantir que tem uma alimentação saudável todos os dias, deve evitar ou limitar ao mínimo o consumo de determinados alimentos, como enchidos, carnes gordas, molhos ricos em gorduras, fritos, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas.





Termos de Utilização
O objetivo do Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa é disponibilizar informação sobre alimentação e nutrição para profissionais de saúde e público em geral. Este conteúdo não pretende oferecer aconselhamento nutricional individual. Para questões relacionadas com uma situação clínica específica recomendamos que consulte o seu médico ou nutricionista.
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