Alternate Text
CNAM
Vida Saudável e Bem Estar Alternate Text Alternate Text
Os Princípios Do Bem-Estar Alternate Text Alternate Text
Princípios do Bem-Estar
go back arrow anterior
A alimentação é o ato natural de escolher e combinar alimentos que, por sua vez, nutrem o nosso corpo.
Os hábitos alimentares são parte da nossa cultura, das nossas tradições, expressam quem somos e como nos sentimos, e são uma forma de nos relacionarmos com os outros.
A função básica dos alimentos é fornecer ao corpo todos os nutrientes e elementos necessários para nos mantermos vivos, para crescermos e nos desenvolvermos. Contudo, para além de nutrir, a alimentação deve também proporcionar bem-estar e prazer aos sentidos.
Nos últimos 40 anos a composição das refeições, a sua distribuição ao longo do dia e o seu próprio significado mudaram claramente. Os hábitos alimentares dos Portugueses alteraram-se, como consequência do desenvolvimento económico e do maior poder de compra das famílias portuguesas, que resultou no aumento quantitativo dos alimentos disponíveis assim como no aumento da acessibilidade aos alimentos. A par destas mudanças, chegaram novos alimentos que substituíram alimentos tradicionais. Rapidamente o aumento indiscriminado do consumo de alimentos fez-se sentir, e continua a fazer-se sentir, na saúde das pessoas, não só adultos como também crianças.
Uma alimentação que sustente uma boa nutrição promove saúde e bem-estar, e a Mimosa promete-lhe bem-estar com alguns passos simples.

Beba leite

O leite é um alimento único, de riqueza nutricional inigualável porque oferece inúmeros nutrientes indispensáveis ao nosso organismo: proteínas de alto valor biológico, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, cálcio e outros minerais, além de outros micronutrientes cujos benefícios para a saúde estão a ser evidenciados pela ciência (esfingolípidos, ácido linoleico conjugado, butirato, ácido oleico, etc.).O leite é um alimento de elevada densidade nutricional, porque ao mesmo tempo fornece muitos nutrientes ao organismo, tem um baixo valor calórico, e além disso também contribui para a hidratação diária.Beber leite todos os dias é um gesto importante que contribui para uma alimentação saudável de crianças, adultos e idosos. Pode bebê-lo a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.


Consuma lácteos

Os alimentos lácteos, nomeadamente, leites fermentados, iogurtes, queijo, queijo fresco, requeijão e a manteiga herdam grande parte da riqueza nutricional do leite. São muitos os estudos que assinalam que a ingestão de leite e produtos lácteos aumenta a densidade nutricional e a qualidade da alimentação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. De acordo com a Roda dos Alimentos Portuguesa, os lácteos no seu conjunto devem representar 18% da nossa alimentação diária, o que corresponde a cerca de 3 porções diárias.


Coma pouco muitas vezes

Repartir as refeições ao longo do dia é uma excelente forma de controlar o que come e quanto come. Para além de ajudarem a manter os níveis de energia constantes, as pequenas refeições são excelentes oportunidades para se aproximar das quantidades necessárias de vitaminas e minerais. Recomenda-se que não fique mais de 3 horas e meia sem comer.É por todos reconhecida a importância do pequeno-almoço, mas também muito importantes são os lanches do meio da manhã e do meio da tarde, assim como a ceia antes de deitar. Ao falhar estas pequenas refeições há mais tendência para exagerar nas grandes refeições do dia, consumindo mais do que se precisa.
  • Se não tem tempo de tomar o pequeno-almoço em casa, leve um pacotinho de leite ou umiogurte, bolachas e uma peça de fruta para comer pelo caminho.
  • Um iogurte, um queijo fresco, duas tostas com manteiga ou uma peça de fruta podem serboas opções para os lanches.
  • Antes de deitar, experimente beber um copo de leite morno, verá que o ajuda a adormecer.

Faça boas escolhas


Tão importante como ‘quando come’ é, obviamente, ‘o que come’ e ‘quanto come’. Siga a Roda dos Alimentos. Todos os dias deve consumir alimentos de todos os grupos, sem esquecer nenhum. Assim, obtém todos os nutrientes indispensáveis ao funcionamento do organismo. O tamanho das fatias da Roda ajudam a perceber quais os grupos de alimentos que deve consumir em maior quantidade e em menor quantidade durante o dia. Quanto à forma como deve gerir a quantidade durante o dia, o sábio ditado popular dá uma ajuda: «Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre.


Coma com prazer

Comer é um dos grandes prazeres da vida, e bem-estar também é comer o que gosta… sempre com bom senso. Por isso, relativize: coma pão com manteiga e não manteiga com pão; beba leite com chocolate e não chocolate de leite; coma queijo, mesmo sem pão; coma morangos, mesmo com chantilly.


Seja prático e criativo

Não precisa de ir à horta para fazer uma boa e fresca salada. Hoje em dia é a alimentação que tem de se adaptar ao seu ritmo de vida e não o contrário. Mas não se preocupe, porque felizmente não existe só uma forma para conseguir ter uma alimentação saudável: é possível comer saudável mesmo fora de casa, e é possível fazer pratos saudáveis sem demorar horas.


Viva mais ao ar livre

A atividade física é fundamental para a saúde e bem-estar, ajuda a gastar energia, a fortalecer os músculos e os ossos, a manter um peso saudável e a reduzir o risco de várias doenças. Para uma vida saudável recomenda-se, pelo menos, 30 minutos de atividade física todos os dias. E praticar atividade física não significa necessariamente inscrever-se num ginásio, existem pequenos gestos diários que ajudam a aumentar a atividade física:

  • Ainda se lembra como se salta à corda?
  • Brinque ao ar livre com as crianças
  • Dance, mesmo em sua casa.
  • Passeie, sempre que puder.
  • Deixe mais vezes o seu carro em casa.

Relaxe

O stress é uma reação natural e faz parte da sua vida. Até determinado patamar é positivo e ajuda a obter melhores resultados, contudo, se for contínuo ou recorrente pode tornar-se contraproducente e prejudicial para a saúde. Relaxe! Guarde um momento para si todos os dias: ajuda a reduzir tensões físicas, diminui o stress e permite um melhor desempenho em tarefas mentalmente mais exigentes, ajudando-o a pensar melhor.

  • Procure distribuir o tempo do seu dia intercalando o trabalho, família, lazer e descanso.
  • Dê um passeio à hora de almoço, leia um livro, navegue na internet, oiça música.
  • Rodeie-se da família, cultive amizades ou preencha o seu tempo com algo que goste.
  • Mantenha o sentido de humor.
  • Veja as situações pelo lado positivo e não pelo lado negativo.

Goste de si

Sentir-se bem consigo é fundamental para manter a força e segurança necessárias para enfrentar os desafios do dia-a-dia. A sua autoestima pode ser influenciada positivamente através da forma como pensa, como age, como ocupa o seu tempo, como cuida da sua imagem.

  • Um corpo perfeito não tem de ser muito magro, muito jovem ou muito bronzeado. O corpo perfeito é o seu… com saúde!
  • Faça uma coisa que há já muito tempo tem adiado.
  • Mime-se! Há pequenas vitórias diárias que habitualmente deixa passar em branco, valorize-as.
  • Faça coisas diferentes, irá sentir-se melhor por aumentar os seus conhecimentos e fugir darotina.

Seja responsável com o seu corpo

Vigie regularmente a sua saúde e aposte na prevenção.
Siga os passos da Mimosa e informe-se com o CNAM.
Fale regularmente com o seu médico.



Termos de Utilização
O objetivo do Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa é disponibilizar informação sobre alimentação e nutrição para profissionais de saúde e público em geral. Este conteúdo não pretende oferecer aconselhamento nutricional individual. Para questões relacionadas com uma situação clínica específica recomendamos que consulte o seu médico ou nutricionista.
go back arrow Voltar ao Topo