Alternate Text
CNAM
Vida Saudável e Bem Estar Alternate Text Alternate Text
Lácteos na Alimentação Alternate Text Alternate Text
Lácteos na Alimentação
go back arrow anterior
Poucas calorias e muitos nutrientes

O Leite é um alimento de elevada densidade nutricional, porque oferece uma boa relação entre nutrientes essenciais e calorias.
Uma alimentação rica em alimentos de elevada densidade nutricional é mais saudável, pois as calorias consumidas são ricas em nutrientes importantes para o funcionamento do organismo.
1 copo de leite meio gordo de 250 ml oferece 118 kcal e 7 nutrientes essenciais que contribuem para assegurar parte das necessidades nutricionais: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, riboflavina (vitamina B2), potássio, cálcio e
fósforo.

Hidratação

A água não é a única forma que temos de nos hidratar. O leite também ajuda à hidratação diária e, para além disso, oferece uma grande variedade de nutrientes comparativamente a outras bebidas.

Hidatracao
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos. Centro de Segurança Alimentar e Nutrição; Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Lisboa, 2006.

Ossos

O leite e os seus derivados são fonte de vários nutrientes com um papel importante na estrutura óssea, nomeadamente proteínas, cálcio e fósforo.
O cálcio é essencial para a manutenção de ossos normais. O leite e os seus derivados são, sem dúvida, as nossas maiores e melhores fontes de cálcio. Para além de serem os alimentos mais ricos em cálcio, o cálcio do leite é também mais facilmente absorvido pelo nosso organismo do que o cálcio de outros alimentos.
Para além do cálcio, as proteínas e o fósforo também contribuem para a manutenção de ossos normais.
Necessitamos de cálcio diariamente, porque o que cálcio que consumimos é armazenado nos ossos e daí é “resgatado” para outras funções no organismo. Por isso, para que os ossos tenham uma boa estrutura, é preciso fornecer ao organismo doses adequadas de cálcio, ao longo de toda a vida.
O leite enriquecido em cálcio é um bom aliado na missão de obter quantidades adequadas de cálcio todos os dias.

Quais são as necessidades diárias de cálcio?
Necessidade _diaria _calcio
Fonte: Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, National Academies. 2010.

Acessível a todos


O leite é um alimento economicamente acessível a todos, com uma riqueza nutricional e uma relação custo benefício ímpares.

Acessivel _todos


Versátil e saboroso

A sociedade atual caracteriza-se pela falta de tempo e por uma alimentação tendencialmente monótona. Estes fatores favorecem um maior risco de ocorrência de desequilíbrios nutricionais.

O leite pode ter um papel determinante na qualidade nutricional da alimentação, dada a sua riqueza em nutrientes e micronutrientes. Além disso é um alimento versátil e pode ser facilmente consumido em qualquer lugar, adaptando-se facilmente aos padrões alimentares atuais.

O leite pode ainda ser utilizado como ingrediente. É muito utilizado na gastronomia, fazendo parte de um enorme número de receitas muito apreciadas por miúdos e graúdos.

O leite apresenta a conjuntura ideal para ser adaptado de acordo com as necessidades e preferências individuais. Seja pela valorização nutricional, respeitando exigências e especificidades de cada indivíduo, seja pela adição de polpas de frutas, aromas ou chocolate, como forma de diversificar o sabor do leite.

Bebidas lácteas, leites aromatizados ou enriquecidos com nutrientes como ómega-3, fibras, cálcio ou vitaminas, são alguns exemplos de leites disponíveis no mercado, que vão ao encontro das preferências e necessidades de cada um.

go back arrow Voltar ao Topo