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UM ALIADO PARA QUEM PRATICA DESPORTO

O Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa apresenta:
as novidades científicas sobre os benefícios do leite enquanto bebida desportiva.




A ingestão nutricional pode ter um papel fulcral no exercício físico, tanto na otimização do desempenho como na otimização das adaptações ao treino. Por isso, é importante adaptar a alimentação aos diferentes momentos do treino ou exercício: antes, durante e depois. Antes do exercício importa assegurar um correto abastecimento de energia. Durante o exercício, o objetivo passa por atrasar a depleção de reservas e manter a hidratação. Após o exercício, importa promover a recuperação muscular e a reidratação.

O leite oferece muitos nutrientes importantes para o funcionamento normal do organismo e recentemente vários estudos científicos têm vindo a demonstrar que o leite também pode ser uma bebida desportiva.

Tanto o leite branco como o leite com chocolate podem contribuir para a recuperação muscular, na medida em que são boas fontes de hidratos de carbono, sob a forma de lactose. Os hidratos de carbono contribuem para a recuperação da função muscular normal (contração) após o exercício físico de elevada intensidade e/ou prolongado conducente a fadiga muscular e à depleção das reservas de glicogénio nos músculos esqueléticos. Este efeito benéfico dos hidratos de carbono é obtido mediante a ingestão total de 4 g por kg de peso corporal de um adulto, em várias doses, durante as primeiras quatro horas e até seis horas após o exercício físico de elevada intensidade e/ou prolongado conducente a fadiga muscular e à depleção das reservas de glicogénio nos músculos esqueléticos.



EVIDÊNCIA CIENTÍFICA

LEITE, A NOVA BEBIDA DESPORTIVA? UMA REVISÃO.
Roy BD. Milk: the new sports drink? A Review. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2008;5:15.
Este artigo de revisão discute a utilização de leite como bebida desportiva, especialmente durante a recuperação de desportos de endurance ou treinos de resistência. Aponta o leite como uma bebida de recuperação eficaz após o exercício físico.

FOI DEMONSTRADO QUE BEBER LEITE É UMA EXCELENTE FORMA DE REPOR OS LÍQUIDOS PERDIDOS DURANTE O EXERCÍCIO
Milk as an effective post-exercise rehydration drink. Shirreffs SM, et al. British Journal of Nutrition (2007), 98, 173–180.

A INGESTÃO DE LEITE APÓS O EXERCÍCIO FÍSICO E A DESIDRATAÇÃO TÉRMICA PERMITE UMA BOA RECUPERAÇÃO DO EQUILÍBRIO DE FLUÍDOS DO CORPO, MELHOR DO QUE AS BEBIDAS DESPORTIVAS COM HIDRATOS DE CARBONO E ELETRÓLITOS E MELHOR DO QUE A ÁGUA.
A metered intake of milk following exercise and thermal dehydration restores whole-body net fluid balance better than a carbohydrate-electrolyte solution or water in healthy young men. Seery S, Jakeman P. British Journal of Nutrition (2016), 116(6):1013-21.

BEBER LEITE APÓS O EXERCÍCIO PODE AJUDAR A REDUZIR A DEGRADAÇÃO MUSCULAR E A MELHORAR A RECUPERAÇÃO, O QUE PODE AJUDAR A MELHORAR A PERFORMANCE NO PRÓXIMO TREINO.
Improved endurance capacity following chocolate milk consumption compared with 2 commercially available sports drinks.
Thomas K, et al. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism (2009); 34:78-82.

Chocolate milk: a post-exercise recovery beverage for endurance sports.
Pritchett K e Pritchett R. Med Sport Sci. (2012); 59:127-34.

Acute milk-based protein-CHO supplementation attenuates exercise-induced muscle damage.
Cockburn E, et al. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism (2008); 33:775.



BEBER LEITE COMO BEBIDA DESPORTIVA PODE MELHORAR A CAPACIDADE DE CONSTRUÇÃO DE MÚSCULO E PODE MELHORAR A COMPOSIÇÃO CORPORAL AO LONGO DO TEMPO.
Consumption of fat-free fluid milk after resistance exercise promotes greater lean mass accretion than does consumption of soy or carbohydrate in young, novice, male weightlifters.
Hartman JW, et al. The American Journal of Clinical Nutrition. (2007); 86:373.

Body composition and strength changes in women with milk and resistance exercise.
Josse A, et al. Medicine & Science in Sports & Exercise (2010) Jun; 42(6):1122-30.



ESTA INFORMAÇÃO REFLECTE ALGUMA DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA DISPONÍVEL SOBRE O TEMA “LEITE E DESPORTO”, CUJA ASSOCIAÇÃO POSITIVA REQUER AINDA MAIOR INVESTIGAÇÃO.




Para qualquer informação adicional por favor contacte-nos via: cnamimosa@lactogal.pt



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