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Roda dos Alimentos




Roda dos Alimentos

A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diária. Divide-se em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. A forma de círculo (prato), ao contrário da pirâmide, não hierarquiza os alimentos, mas atribui-lhes igual importância. Cada um dos grupos apresenta funções e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si. Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes, podendo e devendo ser regularmente substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a variedade necessária.

A Roda dos Alimentos ensina-nos a ter uma alimentação:
  • Completa – comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;
  • Equilibrada – comer mais dos grupos maiores e menos dos grupos menores;
  • Variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.


Grupos de alimentos presentes na Roda dos Alimentos

A Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, que refletem o peso que cada um deles deve ter na nossa alimentação diária:

  • Cereais e derivados, e tubérculos (28%)
  • Hortícolas (23%)
  • Fruta (20%)
  • Lacticínios (18%)
  • Carne, pescado e ovos (5%)
  • Leguminosas (4%)
  • Óleos e gorduras (2%)
A água, não possuindo um grupo próprio na Roda dos Alimentos, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia.



Porções diárias de cada grupo de alimentos


O número de porções recomendado depende das necessidades energéticas individuais. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens ativos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.

Porções diárias de alimentos

Constituição de cada grupo de alimentos


Conheça os grupos de alimentos que compõem a Roda dos Alimentos atual.

Cereais e derivados, tubérculos – 28%
Este grupo é o maior da Roda dos Alimentos, devendo fornecer cerca de 28% da nossa alimentação diária. Inclui os cereais (milho, arroz, trigo, centeio, cevada, etc.), os seus derivados (pão, tostas, flocos de cereais, massa), bem como os tubérculos (batata, batata-doce, tapioca, etc). Estes alimentos são excelentes fornecedores de hidratos de carbono complexos e são fonte de vitaminas, sais minerais e fibras.

Hortícolas – 23%
Neste grupo incluem-se a couve, os brócolos, a cenoura, a cebola, o alho, a alface, a abóbora, o tomate, etc. São muito ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.

Fruta – 20%
Inclui a maçã, o melão, a laranja, os kiwis, os morangos, a ameixa, os figos, etc. São alimentos fornecedores de uma grande quantidade de vitaminas, minerais e água; também fornecem açúcares em pouca quantidade.

Laticínios – 18%
Outro grupo com um grande peso na Roda dos Alimentos é o dos laticínios, que inclui o leite e produtos lácteos (iogurte, queijo e requeijão). Estes alimentos são ricos em proteínas de alto valor biológico (contêm todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas ao organismo) e em vitaminas e minerais como o cálcio e o fósforo.
Saiba mais aqui sobre a importância dos laticínios na nossa alimentação diária.

Carne, pescado e ovos – 5%
Inclui a carne, o pescado (peixe, moluscos, marisco) e os ovos, alimentos que fornecem proteínas de alta qualidade. Também são fornecedores de gordura, vitaminas, e minerais como o ferro.

Leguminosas – 4%
Inclui feijão (verde, vermelho, frade), grão, favas, ervilhas, lentilhas, etc. São alimentos fornecedores de uma boa quantidade de proteínas vegetais e hidratos carbono complexos. Para além disso, são também boas fontes de vitaminas, minerais e fibra.

Grupo das gorduras e óleos – 2%
O grupo mais pequeno da Roda dos Alimentos inclui o azeite, a manteiga, a margarina, a banha, óleos de girassol, de milho, etc. São fornecedores exclusivos de lípidos e também transportam as vitaminas A, D, E e K.




Termos de Utilização
O objetivo do Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa é disponibilizar informação sobre alimentação e nutrição para profissionais de saúde e público em geral. Este conteúdo não pretende oferecer aconselhamento nutricional individual. Para questões relacionadas com uma situação clínica específica por favor recomendamos que consulte o seu médico ou nutricionista.
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