Alternate Text
CNAM
Tudo Sobre o Leite Alternate Text Alternate Text
Iogurte Alternate Text Alternate Text
Iogurte
go back arrow anterior
Etapas do processo

As principais etapas da confeção do iogurte são:
  • A seleção das matérias-primas, nomeadamente do leite. A Mimosa seleciona as matérias-primas da mais alta qualidade.

  • Pasteurização: A mistura de ingredientes pretendidos no iogurte (por exemplo, leite, açúcar, leite em pó) é aquecida no pasteurizador a temperaturas elevadas, para eliminar possíveis microrganismos patogénicos e ou microrganismos que possam interferir com o processo de fermentação.
  • Adição de fermentos específicos. Se se tratar de iogurte são adicionados Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus. A uma temperatura ótima de cerca de 42 °C os fermentos transformam a lactose do leite em ácido láctico, provocando a coagulação do leite. A temperatura certa durante algumas horas permite a fermentação do leite e a obtenção das características do iogurte.
  • Quando se obtêm as características desejadas para o iogurte – pH/ acidez – suspende-se o processo de fermentação através do arrefecimento rápido do produto, para impedir que os fermentos continuem a fermentar o iogurte. A partir desta fase o iogurte deve ser sempre mantido no frio, entre os 0 °C e os 6 °C para manter as suas características.

O esquema que se segue apresenta a sequência de etapas do processamento do iogurte, desde a seleção do leite até à armazenagem

Diagrama tudo 02

Tipos de iogurtes
Os iogurtes são legalmente classificados de acordo com os seguintes critérios:
 








Tipos _tudo _sobre _leite _02

 


go back arrow Voltar ao Topo