Alternate Text
CNAM
Tudo Sobre o Leite Alternate Text Alternate Text
Iogurte Alternate Text Alternate Text
Iogurte
go back arrow anterior
O iogurte, tal como os restantes leites fermentados, possui uma composição nutricional semelhante ao leite.

Valor nutricional médio de um iogurte natural


Iogurte _teste

É uma excelente fonte de minerais e vitaminas. É possível obter a mesma quantidade de cálcio presente num copo de leite com cerca de 2 iogurtes de colher.

É rico em proteínas de elevado valor biológico e apresenta uma composição lipídica equilibrada, variável consoante se trate de um iogurte magro, meio gordo ou gordo.

Em relação aos hidratos de carbono, o iogurte apresenta naturalmente menos lactose do que o leite, devido ao processo de fermentação, embora a diferença em termos absolutos não seja significativa.

Se se tratar de um iogurte magro e sem adição de açúcar, apresenta todas as propriedades nutricionais do iogurte, com a vantagem de possuir uma redução muito significativa dos açúcares e uma redução quase total da gordura, o que resulta num produto com valor calórico significativamente reduzido comparativamente a outros iogurtes.

As culturas vivas em iogurtes ou leites fermentados melhoram a digestão da lactose destes produtos em indivíduos com dificuldades de digestão da lactose.

A fermentação levada a cabo pelas bactérias acido-lácticas também produz péptidos bioativos, que são fragmentos proteicos que têm vindo a ser estudados pelos seus efeitos benéficos. Estes fragmentos proteicos podem ter efeitos antihipertensivos, antimicrobianos, antioxidantes, imunomoduladores, entre outros. Atualmente a comunidade científica aprofunda a investigação dos péptidos lácteos bioativos para confirmar estes resultados e especificar os mecanismos de ação.

Hoje em dia existe uma grande variedade de sabores e de formatos de iogurte que se adaptam às preferências e a diferentes momentos do dia.

O iogurte é um alimento de elevado interesse nutricional, quer pela qualidade dos seus nutrientes, quer pela presença dos fermentos lácteos vivos.
go back arrow Voltar ao Topo