Alternate Text
CNAM
Tudo Sobre o Leite Alternate Text Alternate Text
Escolha uma opção Alternate Text Alternate Text
Tudo Sobre o Leite
go back arrow anterior
"Leite é um alimento muito próximo da perfeição". Na sociedade actual caracterizada pela falta de tempo e por uma alimentação que converge para a monotonia verifica-se um maior risco de ocorrência de desequilíbrios nutricionais.

O leite é um alimento de absoluta importância do ponto de vista nutricional, porque se integra facilmente na alimentação diária e porque é um alimento versátil do ponto de vista físico-químico. Além disso apresenta a conjuntura ideal para ser adaptado de acordo com as necessidades e preferências individuais.

A incomparável riqueza nutricional do leite distribui-se de diferentes formas pelos seus derivados. Pela sua riqueza, versatilidade e prazer que proporciona, o leite mantém viva a conclusão já registada por Hipócrates: "Leite é um alimento muito próximo da perfeição".

Em 2003 foi lançada a atual Roda dos Alimentos, que inclui o leite e que recomenda 2 a 3 porções diárias de laticínios.

Em Junho de 2016 foi lançada a Roda da Alimentação Mediterrânica, que mantém a importância dos lácteos, bem como as porções diárias recomendadas. A Roda da Alimentação Mediterrânica não substitui a Nova Roda dos Alimentos, trata-se apenas de um complemento que evidencia os alimentos mediterrânicos mais relacionados com o padrão português.

De uma perspetiva histórica da alimentação mediterrânica o leite não era um alimento muito consumido, principalmente devido às dificuldades de conservação (falta de refrigeração e clima quente). Por esta razão, os produtos lácteos eram consumidos sob a forma de produtos lácteos fermentados, como o iogurte e o queijo. Também a manteiga era utilizada apenas em ocasiões especiais e em pouca quantidade, sendo nessa época a gordura principal o azeite.

O leite é um alimento de extraordinária riqueza nutricional – proteínas, vitaminas, minerais e constitui a nossa maior e melhor fonte de cálcio na alimentação – sendo importante o seu consumo diário no contexto de uma alimentação saudável e equilibrada.


.
go back arrow Voltar ao Topo