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Cálcio
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O consumo de cálcio é essencial durante toda a vida.

Sabia que 1 a 2% do peso de um adulto é cálcio?


Este dado é ainda mais surpreendente se tivermos em conta que cerca de 99% do cálcio do nosso corpo se encontra nos ossos e dentes, que são o grande reservatório de cálcio do nosso corpo.O cálcio é um mineral e só o podemos obter através da alimentação.


O cálcio é necessário para o crescimento e o desenvolvimento normais dos ossos das crianças. Durante as fases de crescimento, o cálcio deposita-se diariamente nos ossos, sendo necessário consumi-lo todos os dias em quantidades adequadas.

Desde a infância à adolescência e início da idade adulta, a massa óssea aumenta até atingir o pico, por volta dos 30 anos, e o cálcio é essencial para maximizar a densidade óssea.

Ao construir um “banco de cálcio” durante a juventude, cada indivíduo garante um depósito que pode utilizar em fases posteriores da vida.

Sabia que tanto os rapazes como as raparigas adquirem entre 95 a 99% do total de massa óssea até aos 18 anos e a restante massa óssea até aos 30 anos?

Depois de atingir a sua densidade máxima, os ossos deixam de armazenar cálcio. Nesta fase é “chapa ganha, chapa gasta” e, para não recorrer às reservas, é necessário repor diariamente o cálcio que se gasta naturalmente noutras funções importantes do organismo, através da ingestão adequada de cálcio.

A partir dos 50 anos é necessário compensar as perdas naturais de cálcio da massa óssea, com o aumento da ingestão de cálcio.

Sabia que as necessidades diárias de cálcio variam de acordo com a idade e etapa da vida e estão relacionadas com a etapa de desenvolvimento dos ossos?

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Necessidades diárias de cálcio

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Fonte: Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, National Academies. 2010.

Todos precisam de cálcio em quantidades adequadas (cerca de 1000 mg), mas há grupos especiais que necessitam de uma ingestão reforçada de cálcio, cerca de 1300 mg diários durante a adolescência e 1200 mg diários para as mulheres após os 50 anos e para os homens a partir dos 70 anos.

Sabia que uma alimentação equilibrada e rica em cálcio, bem como um estilo de vida saudável são importantes para a saúde óssea?

Os laticínios são os nossos principais fornecedores de cálcio, pois além de serem dos alimentos mais ricos neste mineral, o cálcio é mais facilmente absorvido pelo nosso organismo do que o cálcio de outros alimentos.

O leite enriquecido em cálcio é uma fonte de cálcio por excelência, já que para além de garantir maior quantidade de cálcio por copo de leite, tem ainda um reforço de vitamina D, que contribui para a normal absorção e utilização do cálcio e do fósforo e contribui para níveis normais de cálcio no sangue.

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