Alternate Text
CNAM
Investigação e dossiers de saúde Alternate Text Alternate Text
Osteoporose Alternate Text Alternate Text
Osteoporose
go back arrow anterior
As doenças ósseas e articulares assumem uma importância crescente na sociedade atual. O aumento progressivo da esperança de vida conquistado nas últimas décadas tem vindo a revelar algumas patologias que atingem preferencialmente grupos etários mais avançados e comprometem significativamente a qualidade de vida.

Paralelamente, a industrialização das sociedades ocidentais significou, para grande parte da população, uma redução acentuada na atividade física e a aquisição de padrões alimentares pouco saudáveis.

A osteoporose é uma das patologias que ganhou proeminência no final do século XX e constitui um grave problema de saúde pública em todo o mundo, com tendência a aumentar, em virtude do envelhecimento da população. Manifesta-se preferencialmente em mulheres após a menopausa, mas não exclui homens ou mulheres mais jovens.

É uma doença óssea metabólica em que ocorre uma redução da quantidade de osso (massa óssea) e deterioração da sua qualidade, resultantes da carência de cálcio nos ossos. Estes ficam cada vez mais porosos e por isso muito frágeis, sendo as fraturas a complicação mais frequente e grave da osteoporose. Ainda que não possamos fugir ao efeito inexorável da idade nos nossos ossos, sabemos hoje que a prevenção pode reduzir o seu impacto e que se deverá iniciar logo nos primeiros anos de vida. A prevenção consiste na adoção de um estilo de vida saudável com uma alimentação que favoreça a aquisição de massa óssea, ou que fortaleça a existente e ajude a diminuir as perdas que naturalmente surgem.
go back arrow Voltar ao Topo