Alternate Text
CNAM
Investigação e dossiers de saúde Alternate Text Alternate Text
Intolerância à lactose Alternate Text Alternate Text

Intolerância à Lactose

go back arrow anterior

O que é a Intolerância à Lactosee quais as suas causas


A intolerância à lactose refere-se aos sintomas decorrentes da presença de lactose mal digerida no intestino. Para digerirmos a lactose necessitamos de uma enzima –a lactase–que tem a função de dividir a lactose nos seus componentes mais simples (glicose e galactose), permitindo a sua absorção para a corrente sanguínea. Quando o organismo não produz lactase suficiente, a lactose permanece “inteira” no intestino, podendo causar sintomas de desconforto abdominal, como dor, diarreia, náuseas, flatulência e/ou inchaço abdominal. Tecnicamente a intolerância à lactose designa-se hipolactásia ou deficiência de lactase.


A Intolerância á lactose não é uma condição estanque


A intolerância à lactose é geralmente uma condição permanente, mas também pode ser a consequência temporária de uma infeção ou outra agressão à mucosa intestinal.
A deficiência de lactase raramente é total, por isso, quem tem uma digestão limitada da lactose pode ou não experienciar os sintomas da intolerância à lactose. Os sintomas mais frequentes são dor e/ou inchaço abdominal, flatulência, e também náuseas, vómitos e diarreia. Estes sintomas ocorrem aproximadamente 1 a 3 horas após a ingestão da lactose.


go back arrow Voltar ao Topo