Alternate Text
CNAM
Investigação e dossiers de saúde Alternate Text Alternate Text
Estudo Antropométrico Alternate Text Alternate Text
Estudo Antropométrico
go back arrow anterior
Estudo realizado em Portugal sobre o peso e a altura das crianças portuguesas.

O grande objetivo foi avaliar a relação peso-estatura e determinar a prevalência da obesidade e excesso de peso nas crianças e jovens, definida em função do valor estimado para o IMC - Índice de Massa Corporal.

Este estudo permitiu determinar percentis de peso e altura e as respetivas curvas de crescimento, bem como a prevalência de obesidade e excesso de peso nas crianças e jovens desta faixa etária.

Sabia que ao todo foram realizadas medições em 44.000 crianças?

A amostra do estudo foi recolhida nas escolas junto de uma amostra representativa da população portuguesa com idade entre os 5 e os 15 anos. A metodologia seguida foi a da Organização Mundial de Saúde internacionalmente aceite: WHO Child Growth Standards de 2006.

O estudo concluiu que existe um desvio face às curvas de crescimento normalmente utilizadas a nível internacional (NCHS - National Centre for Health and Statistics).

O que são as curvas de crescimento?
As curvas de crescimento constituem um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças, independente da origem étnica, situação socioeconómica ou tipo de alimentação.

Desnutrição, sobrepeso, obesidade e condições associadas ao crescimento e à nutrição podem ser detetadas e encaminhadas precocemente na criança (fonte: Development of a WHO growth reference for school-aged children and adolescents, 2007).

Como se avaliam os Percentis?
Nas tabelas de crescimento relativas à altura e peso, o percentil refere-se à posição que a criança ocupa em relação às crianças com a mesma idade. Isto é, uma criança no percentil 75 de altura, é mais alta que 75% das crianças da mesma idade. Se estiver no percentil 25 significa que é mais alta do que apenas 25% das crianças. O percentil da altura indica por isso se uma criança é alta ou baixa para a sua idade, tendo em conta uma média. O mesmo acontece para o percentil do peso da criança. Ao cruzar o percentil de peso com o percentil de altura, é possível verificar se existe um equilíbrio no seu crescimento. Se o peso está muito acima do que seria esperado para a altura na sua idade, verifica-se que a criança sofre de obesidade.

Cnam Estudo Antropometrico


Mim3
Mim4
Mim5
Mim6
Mim7
Mim8

Mim9
Mim 10
go back arrow Voltar ao Topo